quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Hora da largada - Oscar 2009


Vai começar mais uma temporada de caça ao Oscar. Em dezembro chegam às salas de cinema muitos candidatos ao prêmio máximo do cinema mundial. Em poucas palavras, uma pincelada sobre os que despontam como favoritos para 2009.

O CASAMENTO DE RACHEL Depois de dez anos em reabilitação, ex-modelo volta para sua cidade natal para participar do casamento da irmã. Drama dirigido por Jonathan Demme (O Silêncio dos Inocentes, precisa de outra citação?). Anne Hathaway faz a protagonista e é apontada como uma das grandes favoritas à estatueta.

SLUMDOG MILLIONAIRE Um garoto pobre de Mumbai participa de um programa de perguntas e respostas na TV para impressionar a garota amada. Apesar de ser analfabeto, ele vence, levantando suspeitas de uma possível trapaça.

É o novo projeto de Danny Boyle, cineasta famoso por produções independentes como Trainspotting e Extermínio. Será que agora vai? Não boto muita fé.

DOUBT Peso Pesado! Meryl Streep, Philip Seymour Hoffman e Amy Adams encabeçam o elenco deste dramalhão. Trama: em 1964, em uma popular escola católica, freira acusa padre de pedofilia.

Tem tudo para ser forte candidato. O diretor John Patrick Stanley é pouco conhecido - o único filme dele antes deste foi a comédia Joe contra o Vulcão, com Tom Hanks e Meg Ryan, em 1990. Mas com um cast/ história dessas, deve ir longe.

THE CURIOUS CASE OF BENJAMIN BUTTON O protagonista de 80 anos começa a rejuvenescer misteriosamente. Eis que ele se apaixona por uma mulher de 30 anos e começa a se perguntar: o que vai acontecer se eu continuar a ficar mais jovem e ela mais velha?

A premissa é fantástica. Dirigido por David Fincher, que há algum tempo bate à porta da Academia – que o digam Seven, Clube da Luta e Zodíaco. Brad Pitt encabeça a produção. Para mim, também é um forte concorrente.

MILK História do primeiro político assumidamente homossexual dos Estados Unidos, que foi assassinado em 1978. Estrelado por Sean Pean e Josh Brolin, dirigido por Gus Van Sant.

Brolin também flerta com o Oscar há algum tempo e ficou perto no ano passado com Onde os Fracos Não Têm Vez. Será que agora vai? E ainda tem Sean “Fucking” Penn.

FROZEN RIVER Duas mães solteiras se unem para ajudar imigrantes ilegais a entrarem nos USA pelo Canadá. Pode ser o independente do ano.

GRAN TORINO Clint! Um veterano da Guerra da Coréia decide dar uma surra no vizinho que tentou roubar seu carro, um Gran Torino 1972. Pode não parecer, mas é um drama dirigido e estrelado pelo velho Dirty Harry.

Apesar de ser meio “bobo”, já papou os prêmios de melhor ator e roteiro original no National Board of Review. Pode ser uma boa surpresa.

THE CHANGELLING Uma mãe tem o filho seqüestrado. Depois de muito procurar, encontra o garoto. Com o tempo descobre que a criança não é a mesma que desapareceu.

Angelina Jolie faz a mãe do menino e o filme é dirigido por Clint Eastwood (mais um, esse sim o grande projeto do diretor em 2008). Foi bem em Cannes e tem tudo para estar nas principais categorias do Oscar.

FROST/ NIXON Ron Howard volta a trabalhar com temas mais sérios depois da aventura em O Código da Vinci. Aqui ele mostra um lado diferente do caso Watergate: Nixon assume a culpa do escândalo numa entrevista na TV com David Frost.

Ron Howard dirigiu, Peter Morgan escreveu, Brian Grazer produziu. Agora pensem mais uma vez na trama. Definitivamente tem chances de ser premiado em fevereiro do ano que vem.

DEFIANCE Três irmãos poloneses precisam fugir durante a invasão nazista na Segunda Guerra para se juntar ao exército russo. Dirigido por Edward Zwick, outro que chegou perto do Oscar nos anos anteriores com O Último Samurai e Diamante de Sangue.

QUEIME DEPOIS DE LER O novo filme dos irmãos Cohen é uma comédia sobre um funcionário da CIA que escreve um livro sobre sua vida, mas perde o CD com o conteúdo. Apesar das críticas positivas, não acho que os cineastas emplacam em dois anos consecutivos.

THE WRESTLER Há anos Darren Aronofsky é apontado como um dos grandes jovens talentos de Hollywood – fez PI, Réquiem para um Sonho e Fonte da Vida. Neste The Wrestler, mostra o drama de um ex-lutador com problemas de saúde que é obrigado a voltar aos ringues para sustentar a família. Premiado no Festival de Veneza.

WALL-E A Disney vai tentar papar uma candidatura ao Oscar de Melhor Filme. Será que dá? É um filmaço e, na boa, torço para que consiga. Já o prêmio de animação, acho que já ganhou, certo?

O CAVALEIRO DAS TREVAS Já se passaram cinco meses desde a estréia e o novo Batman continua forte. Claro que, diante do turbilhão de dramas de fim de ano, vai perder espaço. Mas acredito que vá conseguir algumas indicações. Ficou entre os 10 melhores do ano no ranking do National Board of Review.
REVOLUTIONARY ROAD Drama de Sam Mendes com Kate Winslet e Leonardo Di Caprio sobre a vida de um casal nos anos 50. Já basta para as especulações começarem.

É provável que algumas surpresas furem essa lista. Há alguns projetos interessantes, como W, a famosa biografia de Bush, e Austrália, o drama épico de Baz Luhrmann com Nicole Kidman e Hugh Jackman. Mas o grosso da festa pode estar mesmo ai. Que venha o bolão 2009.

Um comentário:

Higiene Mental disse...

O Oscar está igual ao Campeonato Brasileiro, mais equilibrado a cada ano e sem que nenhum time(filme) dispare, mas no final das contas com os mesmos postulantes. Os irmãos Cohen, Clint Eastwood, Merryl Streep... Torço pelo filme do Brad Pitt, só pela reedição da dobradinha com o Fincher. Wall E e Batman são ótimos, mas acho que ganham só prêmios técnicos.
Quero também que o Sean Penn se dê bem, só porque ele era amigo do Charles Bukowski e batia na Madonna.