domingo, 15 de março de 2009

Ah, Itália!


Nenhum time classificado para as quartas da Liga dos Campeões. Duas equipes eliminadas nas oitavas-de-final da Copa da UEFA. Uma seleção nacional que tenta se encontrar num trabalho de renovação após a fracassada campanha na Eurocopa do ano passado. A situação do calcio não é nada boa.

Segunda colocada de seu grupo na 1ª fase da Champions (conseguiu a proeza de ficar atrás do Panathinaikos) a Inter não teve forças para segurar o Manchester United. Apesar do bom jogo em Old Trafford, a tricampeã italiana em momento algum esteve à altura dos Diabos Vermelhos.
Incompetente nos penais, a Roma perdeu a vaga nas quartas-de-final para o Arsenal, inglês mais fraco da temporada.

A Juventus parecia ser a salvadora da pátria, já que bateu com facilidade o Real Madrid na etapa de grupos, mas diante do Chelsea não conseguiu se impor. Pela primeira vez desde 2002 não há um representante da bota nas quartas da Liga dos Campeões.

Pior ainda foi o desenrolar da Copa da UEFA. O Napoli não passou sequer das eliminatórias. Nas oitavas, Milan e Sampdoria deram adeus. A esperança está na Udinese, que enfrenta o Zenit, atual campeão.

E a seleção? Derrotada pela Espanha na Eurocopa, a Azzurra trocou de técnico e faz um trabalho de renovação que ainda não deu resultado. O futebol praticado pelos italianos ainda é pobre e pouco convincente. Que o diga o confronto contra o Brasil.

A crise piora se lembrarmos que o público no Calcio não é dos melhores, há estádios obsoletos e a violência parece longe de ser contida, especialmente em dias de clássico e duelos entre clubes de tradição. Definitivamente, o futebol tetracampeão do mundo não está nada bem.

5 comentários:

Bernardo Esteves disse...

Acho que não é uma questão só da Itália. Tirando o futebol inglês, os outros praticados na Europa estão no mesmo nível. O Campeonato Espanhol, o Alemão, o Francês etc. são uma bosta. Dois a três times fortes e times que não jogariam a Segundona no Brasil. E, na Inglaterra, não aconteceu milagre: um vale-tudo entrou em vigor, com petrodólares, roubos de governos, empresas safadas e tudo o mais. O país estava obsoleto, o futebol de seu campeonato e de sua seleção eram pífios. Então resolveram aceitar tudo pra mudar a situação, qualquer coisa que fizesse que fossem o que são hoje. Vale a pena?
Abraço.

Filipe Abreu disse...

Entendo o que você diz Bernardo e concordo. O Campeonato Espanhol é terrível, Francês, Holandês e Alemão nem se fala. A Inglaterra realmente se abriu à grana de todo mundo que quis pagar pra entrar no circuito. Mas acredito que os times italianos precisam evoluir. Todos. Barcelona e Bayern estão à frente deles.

Guilherme Abreu disse...

Concordo com o Bernardo, mas tambem acho que os time grandes da italia cairam muito. O Milan ta capengando tem umas 3 temporadas. Ganhou aquela champions graças ao kaka. A juve, desde que foi rebaixada não montou mais um time do mesmo nivel que tinha. Ja a inter, é meio inexplicavel como que na italia ela joga muito, mas quando chega no continental...

Felipinho disse...

os times ingleses estão realmente muito acima dos outros times europeus, e não é de hoje que dos 8 melhores da champoions há os 4 ingleses entre eles...
não dá pra entender como o milan com um elenco sensacional não passou das 8as da copa da uefa, e a inter que sobra no calcio não deu pressão contra o man utd.
sobre o futebol frances e alemão nem vou falar pq não espero muito desses campeonatos.
ahhhhhhhh, itááália!

Pedro P disse...

issaê que o Bernardo falou.