sábado, 8 de novembro de 2008

U$ 992 milhões and counting...

Os passos estão, agora, menores. O ritmo é mais lento. Mesmo assim, Batman – O Cavaleiro das Trevas, se aproxima cada vez mais da marca de U$ 1 bilhão de dólares arrecadados nas bilheterias do mundo todo. Depois do último fim de semana, o filme da Warner chegou aos U$992 milhões abocanhados somente nos cinemas.

Se o feito for alcançado, será o quarto longa-metragem a ultrapassar a barreira do bilhão. À frente do herói mascarado estão Titanic (U$1,842 bilhão), O Senhor dos Anéis – O Retorno do Rei (U$1,119 bilhão) e Piratas do Caribe – O Baú da Morte (U$1,066 bilhão).

Esse amplo retorno financeiro assusta. Ninguém esperava que o segundo capítulo da franquia de Christopher Nolan fosse fazer tanto barulho. Os antecedentes eram bons: Batman Beggins ganhou U$ 371 milhões no mundo todo, foi bem nas críticas, ressuscitou o Morcegão-Malvadão. Mesmo assim, a bilheteria do “episódio II” surpreende.



Alegria dos estúdios sim, mas não só da Warner. O fenômeno de Batman não é um caso isolado. Se investigarmos os últimos anos em Hollywood, veremos diversos protagonistas grandiosos tomarem as bilheterias. Também neste ano, o velho Indiana Jones voltou à vida em O Reino da Caveira de Cristal e ganhou U$ 783 milhões. Homem-Aranha, X-Men, Homem-de-Ferro e Harry Potter seguem a mesma linha, escancarando uma forte e atual tendência: investir em grandes personagens.

Talvez seja presunção demais dizer isso, mas já é possível perceber que foi-se o tempo em que os atores seguravam o filme, eram os responsáveis por levar o público ao cinema – algo visto, por exemplo em Titanic, com a “dicapriomania”. Ao que tudo indica, hoje a moçada quer ver histórias e personagens impactantes nas telonas – e a prova maior disso foram os fracassos recentes de Tom Cruise, Adam Sandler e Mike Myers diante do sucesso dos heróis.

Para concluir a tese, voltemos ao Cavaleiro das Trevas. U$ 992 milhões arrecadados no mundo todo. Custo de produção: U$ 185 mi. No liso, lucro imediato de U$ 807 milhões. E ainda virão os DVDs, os DVDs especiais, os produtos licenciados, os direitos para a TV... Diante disso, alguém ainda se pergunta por que investem cada vez mais nesses caras?
PS: Não acredito que The Dark Knight atinja U$ 1 bilhão, mas isso não altera em nada o fato do filme ser o maior sucesso do ano.

8 comentários:

Pedro P disse...

e o cinema brasileiro vai produzindo milhões de títulos, dos quais eu aposto que nem um terço se paga, com patrocínio do Ministério da Cultura, Cemig, Petrobras, CSN, Petrobras, CSN, Petrobras e CSN.

Unknown disse...

Concordo com tudo, mas, morbidamente, muito do sucesso do filme se deve à morte/renasimento do Coringa (morte do ator, renascimento do personagem)

Anônimo disse...

você esqueceu do Coringa, poxa. é ele que vale o filme.

Guilherme Abreu disse...

só sei que o indiana metia a porrada nese tal de batman!!!!!!!
ssshipá!!!!!(sonoplastia de um chicote)

Filipe Abreu disse...

Metia nada... Com 80 anos nas costas, tava no sal.

Guilherme Abreu disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Felipinho disse...

Eu tenho esperança de romper 1 bilhão!
o filme é excelente! saindo do cinema se colocassem loga de artigos do batman eu compraria uma capa preta na hora!
o coringa ajudou mto pra isso tb!!

Unknown disse...

Cara, eu só sei que um bilhão é muita coisa. Vcs já pararam pra pensar o volume disso? Eu com 100 reais na carteira já acho que ela tá lotada..